Sala de Vacinas Central de Joinville abre neste domingo para atualização de carteiras |
1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente acontece em Joinville
-
Foto Divulgação -
Evento discutirá soluções sustentáveis para enfrentar a crise climática e elegerá delegados para a Conferência Estadual do Meio Ambiente
A Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) anunciou a realização da 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, marcada para o dia 4 de dezembro de 2024. O evento acontecerá no Auditório 02 da Faculdade Anhanguera de Joinville e reunirá representantes dos nove municípios que integram a Amunesc: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
Com o tema "Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica", a conferência tem como objetivo alinhar as propostas locais com as diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima. A programação abordará questões cruciais para o enfrentamento das questões ambientais, incluindo Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Transformação Ecológica, Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental. Estes temas serão discutidos com base em um documento-base desenvolvido para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorrerá em 2025, sendo o encontro intermunicipal um evento preparatório para o mesmo.
Além das discussões, a conferência também terá a importante tarefa de eleger 22 delegados para representar a região na Conferência Estadual do Meio Ambiente. A seleção dos delegados seguirá critérios de diversidade, assegurando que 50% sejam representantes da sociedade civil, incluindo povos tradicionais e indígenas, 30% do setor privado e 20% do poder público. A organização do evento também dará atenção especial à inclusão, estabelecendo cotas para garantir a participação de mulheres e pessoas negras, sempre que possível.
Aberto à participação de qualquer cidadão com mais de 16 anos, o evento busca mobilizar a população para o enfrentamento da crise climática e promover alternativas sustentáveis para o futuro da região. A inscrição para participação pode ser feita online.
Deixe seu comentário